FUNDADORA

Madre Maria de Jesus

CAROLINA SANTOCANALE: ( 1852 – 1923 )


Esse era o nome de batismo de IRMÃ MARIA DE JESUS SANTOCANALE. “Nasci – disse ela – a 02 de Outubro de 1852,em sábado e festa dos Santos anjos em Palermo (Itália)); fui batizada no dia 03 de outubro, dia consagrado a Nossa Senhora do Rosário, às primeiras vésperas da festa de São Francisco de Assis que, já daquele momento começava a amar-me e me escolhia como sua filha.”Era primogênita de seis filhos de família nobre , sendo seus pais o advogado José Santocanale proprietário de muitos bens e de Catarina também proprietária de muitos imóveis .

Em 1861 com 09 anos de idade , fez sua primeira comunhão na sua paróquia de santo Abade: “chorei o tempo todo – ela escreve : como estava feliz ! Na adolescência, comecei a ser vaidosa : gostava muito de mim vestir muito bem que além de atrapalhar o corpo, enfraquecia a alma”.

Em l868, na Catedral de Palermo, em companhia de sua mãe, escuta as pregações quaresmais. Em 06 de Março de l869 ” Naquele dia – escreve Carolina – quando o pregador falou sobre a Samaritana, fiquei abalada. O Evangelho da mulher Cananéia despertou na minha alma tanta fé e tão grande confiança em Deus que nunca mais se apagou. Carolina escuta a voz de Deus, que a orienta irrevogavelmente na direção dos pobres.

Em l873 ingressa na congregação das Filhas de Maria. A convite do Pároco de ficar como A Presidente, aceita com grande entusiasmo como um autêntico exercício de preparação para a futura vocação religiosa ; de fato, experimenta uma alegria de Paraíso. Não há rosa sem espinho, nem alegria separada da provação.Também a grande Graça da aprovação da Regra, as constituições e agregação do novo Instituto à Ordem capuchinha.

Em 13 de junho de 1910 após uma preparação com retiros espirituais por Fr. Antonio de Palermo e Fr. Fedele de Cinima, a serva de Deus e suas filhas , recebem o hábito religioso pelas mãos de sua Exª Gaspar Bova. Irmã Maria de Jesus e suas filhas iniciam uma vida nova, implantada na Regra e constituições, firmemente decididas a percorrer a vereda da perfeição religiosa. Dando o nome da nova congregação de: Capuchinhas da Imaculada de Lourdes,fundada nesse mesmo dia e ano, dia de Santo Antonio de Padua em Cinise (Palemo) sendo denominada como Padroeira da Congregação e comemorada em 11 de fevereiro de cada ano, que fará o seu ideal dos pobres e excluídos; Idea l esse que estava presente nas suas fibras mais íntimas desde a sua adolescência quando experimentou e se entusiasmou com a obra de Fr. Tiago Gusmão, agora já Bem Aventurado. É o Fundador do “Pão dos Pobres . quando pensava no “pão dos pobres” seu ardia de amor e compaixão dos pobres os mais pobre. Ela com consentimento do Pároco de Cínise implantou a obra do” Pão dos pobres” na Paróquia.

Saía de casa em casa visitando, levando alimentos, vestes e conforto espiritual, moral e limpeza do corpo e da alma, vendo naquele doente o próprio Jesus Cristo que sofre

Após se tornar Irmã Maria de Jesus, em Cinise Palermo deu inicio a uma nova família religiosa. Enxertando-a na árvore multissecular do franciscanismo : As Irmãs Capuchinhas da Imaculada de Lourdes, atualmente existentes não só na It ália, mas em outras fronteiras como: Brasil, Albânia, México e Madagascar.

Para as Capuchinhas, como escreve Nino Barraco trata-se de continuar a resposta da Madre entregando a “própria vida ao louvor do Senhor... Como uma necessidade, como indagação, de cada ser humano, que encontra em Nossa Senhora de Lourdes um sonho de esperança “.

CARISMA: “ SER PÃO PARTIDO PARA FOME DO MUNDO, ISTO É, PÃO MATERIAL, PÃO ESPIRITUAL PARA TODOS QUE TEEM FOME DE PÃO MATERIAL SOBRE TUDO FOME DE AMOR.

Acesse o nosso siti: www.capuchinhasdelordes.blogspot ( BRASIL)
                                    www.cappccinesantocanale.it ( ITÁLIA )